Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quinta-feira, 25 de março de 2010

Satisfação profissional II

Neste dia confirmei minha satisfação ao desempenhar minha função. Houve uma reunião na SEDUC tão tranquila e produtiva que motivou-me ainda mais a subsidiar o trabalho em sala de aula. O planejamento que em nossa escola está em fase de finalização foi o assunto principal, após estudo da Diretriz Municipal da cidade de SP. Analisei que não estamos defasados pedagogicamente e posso arriscar até que estamos avançados, modéstia a parte. Sabemos que a visita na escola pela supervisão como forma de fiscalização em nada contribui, especialmente se for agendada. Já trabalhei em escolas que o inspetor avisava na sala que havia supervisor no "pedaço", como se devêssemos arrumar as coisas a fim de não despertar a atenção deste. Ora, a transparência reside em que instância? Devemos andar rigidamente atendendo as necessidades legais com ou sem supervisor! Contudo, se não há visita deste profissional, seja para melhorar a qualidade do espaço, do pedagógico, do administrativo, com vistas a acompanhar diretamente o trabalho da equipe técnica que representa na unidade escolar a política educacional, pode faltar motivação. Ano passado isto não aconteceu. Este ano, convido a todos a visitarem "minha" escola pois encontra-se linda! Não somente no quesito espaço físico como também no pedagógico. Obviamente estamos trabalhando para finalizar algumas ações, porém, temos metas planejadas em equipe a serem atingidas. Quando planejamos, elencamos, documentamos e  elaboramos registros, gostamos de compartilhar com profissionais hierarquicamente superiores, não como exibicionismo ou insegurança, mas como demonstração do trabalho a ser desempenhado. Neste momento, podemos receber críticas construtivas, opiniões ou elogios, sempre com a função de engrandecer a qualidade educacional. É isto que eu, particularmente necessito. Portanto, este dia foi prazeroso pois, mesmo sem acompanhamento como já afirmei, estou no caminho certo. Então, posso ratificar meu contentamento profissional, graças à Deus e a colegas que representam nossa categoria com postura ética, valorizando assim, nossa profissão!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Segunda-feira

Entrando 7:30 da manhã, só parei às 20:30 na escola. Pela manhã, iniciei a conferência das listas piloto com a auxiliar administrativo, visitei uma sala de aula, contactei o setor de inclusão para saber sobre a T.O. objetivando uma avaliação de dois alunos. Enfim cantamos o Hino Nacional e o Caraguatatuba. Gostei, as crianças mantiveram-se em reverência, a seu modo, claro! O importante é despertar nos pequenos o valor e respeito à nossa pátria/cidade! Acompanhei a saída da manhã, favorecendo uma entrevista ao final. Fui embora, imprimi a pauta doi HTPC, tentei concluir a lista piloto mas a auxiliar administrativo salvou apenas o atalho, o que impediu a conclusão desta. Na SEDUC, entreguei o contrato no RH, não consegui entregar os calendários para homologação por falta do cabeçalho impresso, entreguei o Plano da APM após buscar a nota fiscal na loja de cartuchos, autenticá-la, devolvê-la na loja, xerocar o plano e, comprei a tinta que faltou para a pintura na quadra. Voltando à escola, atendi uma mãe que buscou o filho com uma hora de atraso, encaminhei outra à entrevista com a professora, combinei as chaves e alarme para o porteiro ir embora. Tomamos o lanche após as professoras organizarem atividades para os alunos, organizamos o cronograma culinário do Projeto Pequeno Mestre Cuca, resgatei a importância do respeito aos livros  que ficam na biblioteca pois, se pretendemos desenvolver um projeto que realmente funcione, necessitamos acompanhar o manuseio e conscientizar o uso dos livros pelos alunos. Mostrei-lhes exemplares de livros totalmente rasgados. Ninguém foi o dono da arte! Hum... Valeu a chamada! Retomamos o espaço que dividimos com as colegas como o pátio e a área de brinquedo, com vistas a evitar desordem com muitas turmas dividindo o mesmo espaço. Ah, mesmo que não usem o espaço, é bom que não retirem o brinquedo considerando que fica difícil o controle. Continuamos o Plano de Ensino: apenas um eixo - Natureza e Sociedade. Espero que esse filho nasça na próxima semana!
Chegando em casa, gravei dois DVD's e posto esta mensagem neste momento. Tchau, amanhã retorno às 7:30 no trabalho, graças a Deus!