Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dever cumprido

Hoje recemos em nossa escola algumas autoridades além da secretária da educação, a secretária adjunto e algumas supervisoras, além de uma amiga especial para prestigiar os novos espaços de brincar para as crianças, a casinha - Lar Doce Lar e a Oficina do Bolinha. Foi gostoso mostrar para pessoas com quem convivi o trabalho desenvolvido em nossa escola, especialmente por ser uma realidade distante da que eu estava acostumada. A CV ficou impressionada com a delicadeza, os espaços do CEI e com suas afilhadas. Esta pôde confirmar meus comentários a respeito da creche e o tratamento destinado aos pequenos. A educadora que desenvolve um projeto (que funciona de verdade) de música cantou com as crianças, foi um sucesso! As crianças são tudo de bom em nossas vidas! É por elas que me esforço e cobro da equipe o melhor pois sei que momentos importantes ficarão marcados na memória dos pequenos. Pessoalmente lembro de situações passadas na escola que registrarei nos próximos dias...

domingo, 2 de maio de 2010

Perfil profissional

Que diário mais atrasado, não? Final de bimestre é assim mesmo. Planilhas de verificação da escrita, do desenho e do raciocínio lógico, devolutiva de semanários, visitas em sala de aula e outras atividades que requerem concentração e demasiado tempo (o que tem faltado). Mas a finalidade de minha postagem hoje é a reflexão sobre a intervenção/orientação a partir de observações feitas em sala de aula pelo coordenador. Por meio de visitas formais ou informais mapeei trabalho do professor e tracei seu perfil. Para a Educação Infantil, considero imprescindível  o dinamismo na abordagem de conteúdos. Então, vamos à metáfora:
Topa tudo por dinheiro: trabalha de manhã até à noite e não esquenta a cabeça. Faz apenas o necessário e nada mais.
Aquecedor de cadeira: mesmo com o maternal, consegue ficar sentado o tempo todo.
Chupim: nunca tem idéias próprias, vive copiando as coisas do colega, inclusive os registros.
Bombril: é animado, amoroso e criativo, tem mil e uma utilidades.
Maluf: rouba mas faz. Obviamente adaptado: aquele que reclama mas faz. Nem sempre é maldoso, porém, dificulta o trabalho. Por vezes até colabora para o crescimento da equipe uma vez que a faz buscar respostas.
Ressentido: foi tirado de função designada e dando ou não conta de uma sala, não perde a oportunidade de criticar os novos colegas;
Sensato: tem consciência de sua obrigação, trabalha em paz, colabora e expressa opiniões e críticas construtivas.
Enfim, conforme o perfil do professor, necessito ter habilidade em abordar/intervir em seu trabalho, sem criticá-lo, apontando ações que poderão colaborar para o desenvolvimento estratégico pedagógico, atingindo a totalidade de alunos. Este equilíbrio é fundamental para que o coordenador não seja conivente com atitudes indolentes mas também, evite apenas criticar sem sugerir mudanças. Neste sentido, a auto avaliação do coordenador é imprescindível.