Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 12 de junho de 2010

Letras de Luz

Realmente o nome do Projeto é pertinente. Pertinente por despertar ideias e iluminar outras que poderiam estar adormecidas. O gênero estudado foi crônica. Pessoalmente gosto deste tipo de texto, inclusive porque escrevo bastante. Já construí crônicas a respeito da vida particular e profissional, mas quando preciso fazer como tarefa, parece que o assunto não flui naturalmente. Pela terceira vez tento escrever esta postagem, mas vi que a luz não resultou em letras. Quem sabe se registrar no caderno convencional? Isso! Caderno, ninguém vai ler... Não estarei sendo avaliada e possivelmente terei mais sucesso! Sucesso? Quem disse que tenho que escrever para agradar? Apenas para exercitar o que aprendemos em equipe. Hum... mas os textos de cronistas consagrados foram avaliados. Portanto por que comigo, mera mortal seria diferente? Estarei vulnerável. Mas, e se eu escrever com a luz apagada, pode ser que as letras fluam agradavelmente e forme um enredo coeso. Coesão e coerência? Em que isto resultará diretamente em sala de aula? Não estudo apenas enquanto pessoa mas também, enquanto profissional.  Parece controverso na medida em que filosofo, o fato é que não posso abster-me. Mas que tarefa emblemática! A escuridão inibiu minha criatividade! Ficarei neste prospecto de crônica, esperando que as letras sejam benevolentes e iluminem a leitura desta pela professora Celinha, a fim de eu não ser reprovada.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Documentos pedagógicos

O feriado prolongado favoreceu minhas atualizações pedagógicas como levantamento de estratégias utilizadas no semestre, planilha de verificação da escrita, fases do desenho e raciocínio lógico matemático, porcentagem de frequência, dias letivos para o diário, registro de visita em sala de aula, pasta completa com os gráficos sobre o resultado do bimestre anterior, com as devidas conclusões para ciência pelos professores. Executei tal ação com afinco e estou ansiosa para compartilhar neste espaço, porém, como analfabeta digital que sou, não encontro lugar para postá-los. Deveria ser no tópico Documentação Pedagógica mas o blog disponibiliza espaço máximo para dez arquivos que já tem. Estou pesquisando e, assim que encontrar a solução, anunciarei. Enquanto isso, se houver interesse, deixe recadinho que enviarei via e-mail. Além das citadas documentações, organizei a gincana para festa julina, miss caipirinha e bilhetes variados, todos com o devido capricho, característica que não encontro na secretaria da escola, guardado o devido respeito. Elaborei o boletim semestral que, após pesquisas em livros e leituras pertinentes, concluí ser necessário no sentido de demonstrar à família o desenvolvimento cognitivo e social do filho. Presumo que a avaliação na educação infantil não deve ter caráter classificatório e sim, verificador da potencialidade e necessidades da criança e o boletim, sintetiza e sistematiza tal afirmação, a meu ver. Vale lembrar que o final do segundo bimestre  aproxima-se e as ações juninas demandam tempo e organização, motivo do planejamento executado por mim.