Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diferença entre PROJETO e projetinho I

Ultimamente minha rotina girou em torno das ações relativas aos projetos desenvolvidos na escola, cujas produções seriam expostas na SEDUC. Fiquei muito satisfeita com o resultado, considerando que a apresentação ficou, a meu ver, linda! Destaco que enfatizei junto às professoras que as atividades deveriam sofrer orientação pelas mesmas porém, deveriam retratar o trabalho dos pequenos e não a intervenção manual destas. Ou seja, eu não queria que apreciassem nossa exposição da mesma forma que apreciei tantas outras: a professora faz e coloca o nome do aluno ou, ajuda-o fazer, deixando a produção perfeita, apontando que o produto foi feito exclusivamente para expor. No caso dos nossos projetos, estes já foram planejados com a finalidade de realmente funcionar e fazer a diferença. Minha fala na semana de planejamento em relação a isto foi que, se a elaboração dos projetos fosse apenas para constar do plano de ensino, não haveria necessidade de executar tal ação. Portanto, os projetos explorados na escola não são "projetinhos" como vejo por aí ou, como uma supervisora citou ao apreciar a exposição sendo que, imediatamente, me reportei a ela, corrigindo-a (não fique brava comigo!). Ficou claro para mim que sua fala não foi pejorativa, entretanto, achei pertinente reiterar minha posição em relação ao que considero PROJETO. Ocorre que há alguns anos atrás, surgiu esta história de projetinho: qualquer ação pedagógica era denominada projetinho, banalizando a real essência do termo projeto que, em dado momento, exemplificarei, segundo meu minúsculo e humilde conhecimento a respeito. Hoje, após o dever cumprido, voltei as funções da coordenação, que amo: analisar as pastas de verificação confrontando minha visão com a das professoras, registrando a devida devolutiva, planejar as visitas em sala, verificar os conteúdos pedagógicos na caderneta, enfim...