Ó bendito o que semeia livros, livros à mão


cheia... e faz o povo pensar!
O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é


chuva que faz o mar!


Castro Alves


sábado, 9 de julho de 2011

Música I

O tema MÚSICA, abordado com quatro turmas na formação foi efusivamente explorado com o objetivo de apontar os benefícios recorrentes do trabalho com intencionalidade. Planejar uma aula de Música tendo-a como foco, respeitando a matriz curricular demanda um certo trabalho, uma vez que a prática pedagógica mais comum é cantar rotineiramente musiquinhas escolares, às vezes acompanhadas por gestos, em datas comemorativas ou outro. Mas, abordar a Música segundo aspectos reflexivos inerentes à este eixo, apresentando cantores, compositores, música clássica, instrumentos musicais (inclusive até confeccionando-os), envolver a família/comunidade, levantando possíveis músicos, convidando-os a apresentarem-se em sala de aula, não é tão comum. Esta prática, é considerada por mim como inovadora, tendo em vista não ser usual. Além disso tudo, há de se lembrar também que mensagens contidas nas letras também devem ser observadas pelo professor, analisando a forma adequada de exploração com as crianças, evitando enfatizar estereótipos, preconceitos ou algo do gênero.
O fato é que recebemos durante as formações, o músico Ed, filho de minha colega formadora, que engrandeceu tais momentos.
Como atividade complementar, solicitamos a três turmas que construíssem um caderno de música, nos moldes do que confeccionávamos no antigo magistério (que saudades!), que, além de condensar músicas em um único recurso, ainda serviria de instrumento de curiosidade e consequentemente de aprendizado às crianças. Fiquei tão feliz com o resultado que resolvi postar alguns neste espaço. Não sou demagoga, portanto posso afirmar que me surpreendi com alguns professores que, considerados um tanto quanto resistentes, também elaboraram à sua forma, os cadernos. Parabéns à todos, sem exceção. Não considero o termo resistente neste caso, como sendo pejorativo/negativo e sim, que dependendo da situação, preferem permanecer na zona de conforto, pensando que poderiam já, ter vivido muitas situações não muito agradáveis. Não é que devagarzinho as coisas vão se ajeitando?
Espero ser compreendida ao ousar postar alguns dos resultados, pois são muito satisfatórios para mim, enquanto formadora. Mais uma vez, parabéns à todos os professores!
Alguns cadernos estão completos, outros ainda precisam de mais músicas, mas, a dedicação ao preparar alguns detalhes, imprimiu uma marca feliz! Até eu construí um caderno, e teve gente que não acreditou que eu mesma tivesse feito, uma vez que não domino técnicas artísticas. A vontade me motivou a aprender alguma coisa.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Profª Maira
  
Olhem o relato, que graça!

Profª Marlene
Profª Angelita
Profª Eliete

Profª Simone
 
Profª Fernanda

Profª Luana

Profª Maria Rosa
Profª Tatiane
Profª Emilene
 
Profª Maria Aparecida
Olhem que ideia bárbara. Claro que já copiei, né!
Profª Lucimara
Caderno de brochura revestido com papelão - o caderno ficou resistente e super leve, não é de surpreender?
Profº Ivair
Profª Elisangela - formadora - minha companheira