Semanário
Preferencialmente, colar o Plano de Ensino para melhor acompanhamento dos conteúdos e o quadro de horários conforme a matriz curricular;
Atentar para a sequência didática dos conteúdos;
Registrar as atividades diferenciadas trabalhadas com alunos que porventura necessitem;
Relatar, de forma breve, o aproveitamento dos alunos em relação ao planejado, pelo menos semanalmente;
Conselho de Sala
O Conselho de Sala leva ao repensar de uma nova relação que deve ser estabelecida entre os profissionais e o seu conteúdo de trabalho. Portanto, por meio de seu eixo central, que é a avaliação escolar, esta reunião deve:
Demonstrar o resumo geral sobre os avanços e as dificuldades da turma e o encaminhamento dado ao trabalho, citando os principais conteúdos e estratégias que não foram cumpridos;
Evitar tornar os problemas de comportamento, o assunto principal;
Contar com material como caderno do aluno, pasta de verificação da escrita e do desenho (organizar por ordem alfabética, datar individualmente as produções, inutilizar espaços em branco, registrar a caneta e assinar), diário de classe além das atividades diferenciadas destinadas aos alunos com menor aproveitamento;
Respeitar o relato do colega evitando conversas paralelas inconvenientes à reunião;
Plano de Ensino
Deverá contemplar os objetivos e conteúdos por bimestre e avaliação ao final; Incluir no conteúdo a Lei 10639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”;
Os projetos de trabalho também deverão ser planejados por bimestre;
Utilizar as efemérides de forma consciente;
Entregar este documento até o prazo recomendado;
Reunião Pedagógica 2010
Débora CRos
Coordenadora Pedagógica